segunda-feira, 30 de julho de 2012

A CAVEIRA


O crânio era a taça ideal para se beber o sangue do inimigo valoroso


A caveira humana é tradicionalmente um símbolo da mortalidade e da vaidade nesta vida terrena, além de ser um sinal de aviso e uma ameaça. Duas crenças comuns em todo o mundo, aceitas pela humanidade presente e passada, são a de que os ossos constituem o centro da energia psíquica e de que a cabeça é a sede da alma.

Acredita-se que o costume de guardar a caveira como troféu nasceu do antigo costume (hoje ainda praticado por algumas tribos), de fazer esporte com a caça às cabeças dos inimigos. Para o caçador de cabeças, a caveira de um inimigo representava não apenas a prova da vitória, como o aumento da própria força - então somada à força do oponente conquistado.

Como símbolo, a caveira sempre aparece freqüentemente na arte. O pintor medieval Albrecht Durer sentia-se fascinado não apenas pelo aspecto visual da caveira, como por seu simbolismo.

A caveira com dois ossos cruzados não é a marca especial só dos piratas: aparece gravada em lápides mortuárias do século 17, como lembrança da mortalidade.

Muitos desconhecem o verdadeiro significado das caveiras que é igualdade entre os povos, amor eterno, vida, espanta mal olhado; e tendem a associá-la à morte ou coisas do mal e assim repudiam a moda que teima estampar as caveiras em acessórios e roupas.

Para alguns povos ela representa a igualdade entre as pessoas pois retrata o que verdadeiramente somos, o que vai nos restar quando partirmos. Afinal, não levamos nada (bens materiais, posição social, crenças, aspectos físicos como cor, raça, beleza…) o que nos resta são apenas ossos.

Outra vertente vem da história dos piratas, quando os mesmos saiam e deixavam as suas mulheres sem saber se iam voltar, davam de presente um anel de caveira, como símbolo de amor eterno.

Em outras culturas a caveira tem a simbologia da vida ou mesmo que espanta o mal olhado.

Uma caveira branca nos lembra que, por dentro, somos todos iguais. Que a morte esta presente em cada momento das nossas vidas.



Foi então que uma caveira estampou o primeiro álbum da banda Grateful Dead (que até hoje é o seu rótulo), em 1965, com um sorriso desafiador e de deboche, comum às caveiras. Pronto, foi encontrado o melhor símbolo para o rock. Representando o exagero, o negativo, o perigo e a rebeldia, se encaixando perfeitamente com o inconformismo expresso na música.

E daí vem grande parte da ideologia do rock: a possibilidade de mudança, de virar tudo pelo avesso e criar uma nova ordem mundial diferente da vivida na atualidade. Além do sarcasmo no sorriso constante da imagem, da simbologia do perigo e da rebeldia, há a manifestação de contracultura.


Antes a caveira era símbolo de força e coragem quando os vikings e os lombardos serviam o crânio dos inimigos mortos em combate para se vangloriar. A Jolly Roger (bandeira) dos Piratas Caribenhos mostrava o perigo real e mortífero da tripulação. Mas o significado mais bacana que quase ninguém percebe é que o crânio que vemos na caveira, é parte do esqueleto humano, representando àquilo que é imperceptível aos nossos olhos, a alma.


Os acessórios são uma ótima opção para usar as caveiras de uma forma mais discreta ou divertida. Fora que as caveiras dão um toque único a qualquer look!!!
Agora que você já sabe o verdadeiro significado das caveiras, e se ainda não tem a sua peça, deixe de besteira e corra para adquirir a sua…
                                                                                                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário